Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

A mulher que construiu uma casa seguindo tutoriais do Youtube

Eu demorei a ter internet em casa, não só porque sou de uma geração que já começa a falar do passado com nostalgia, mas por um motivo não muito poético: computador era coisa de rico. Depois, passou a ser não necessariamente de pessoas ricas, mas de pessoas mais ricas do que eu. Nessa pisada, só tive computador quando passei no vestibular. Justo. Um grande esforço dos meus pais em troca de um esforço meu.

Depois de algum tempo, descobri melhor uso daquela ferramenta cinza (que ficava um pouco amarela a cada dia) alimentada por internet discada que passar o fim de semana esperando alguém ficar online no msn ou catar comunidades no Orkut que me fizessem parecer mais legal; descobri o Google. Obviamente, eu sabia que o Google existia e usava sempre que necessário, mas houve um estalo que não sei quando foi: posso descobrir o que eu quiser a partir desse campinho de busca. Usar o Photoshop, escrever um roteiro, criar um blog, baixar um filme, qualquer coisa.

Veja bem, pra você que já nasceu depois da internet chegar às casas, isso tudo pode nem fazer sentido. Mas a sensação de mágica que essa descoberta causou em mim e na minha geração, que não nasceu conhecendo esses recursos mas era jovem o suficiente pra abraçá-los sem pensar duas vezes quando pôde (afinal, muitos dos pais tão descobrindo a internet ainda hoje, o que também é incrível) é indescritível.

Nisso, o Youtube nem existia ainda. Imagina quando apareceu. No começo, eu achava ruim passar mais de meia hora carregando um vídeo de cinco minutos pra depois nem tê-lo no meu arquivo. A ideia de streaming não era tão de boa com uma internet que chegava a 40kb/s, então preferia baixar o vídeo e rever sempre que quisesse sem o sacrifício da espera. E, enquanto eu descobria o mundo dos blogs pra depois me aventurar nele com o Ricota, o Youtube crescia absurdamente, se enchendo de gente com um único intuito: compartilhar.


Pessoas ensinando a passar de fazer num jogo, a se maquiar pra um casamento, a ser mais otimista, a editar vídeos, a construir uma casa.

E esse longo texto vem a partir de uma notícia que vi hoje. Cara Brookins tem quatro filhos e viveu um casamento terrível com o pai deles, do qual precisou de muita coragem pra sair. Mesmo com o divórcio, o homem continuou causando danos à vida dela e dos filhos. Depois, Cara decidiu casar com outro homem, que julgava ser forte o suficiente pra lidar, junto dela, com essas dificuldades. Foi aí que ela descobriu que forte era ela. Ele era violento mesmo.

Depois de muito tentar manter uma postura otimista diante desse casamento, ela decidiu que seria melhor - e era mesmo - sair e levar os filhos dessa casa. Só faltava uma coisa: dinheiro pra arrumar outra. Então ela e os quatro filhos viveram por um tempo numa casa muito pequena pra tanta gente, até que ela teve uma epifania. Passou em frente a uma casa incrível que tinha sido parcialmente destruída por um tornado. O fato dela estar meio aberta, no sentido cirúrgico da coisa, permitiu que Cara visse parte da estrutura à mostra. Então ela pensou: se eu não tenho dinheiro pra comprar uma casa pronta do jeito que eu quero, por que não comprar um terreno, juntar o dinheiro do material e construí-la eu mesma?


Uma vez comprado tudo isso, não tinha como voltar atrás. Sem nunca terem construído uma casa, os cinco foram aprender no melhor lugar: o Youtube. O ano era 2008 e não tinha tanto vídeo profissa de construção, mesmo assim, dava pra encarar o desafio, um tutorial por vez: como levantar uma parede, como emoldurar uma janela, como encanar o gás e por aí vai.

Fora nove meses em que ela e os filhos trabalhavam em todas as horas vagas. Sem saídas, sem diversão fora dali e, impressionantemente, nenhum nunca desistiu. Na matéria da CBS, Cara diz que aquela foi a primeira vez que os filhos se sentiram verdadeira auto-estima, com  controle sobre a própria vida. Basicamente, todos puderam se reconstruir enquanto construíam a casa.


Depois de um passo tão gigante, de um comprometimento desses, não é de se surpreender que Cara seja a maior defensora dos grandes passos ao invés das andadas de formiguinha. Pra ela, muitas vezes, você precisa de uma grande mudança na percepção que tem você mesmo. No caso dela, foi assumir a construção da própria casa.

Essa história veio à imprensa porque Cara Brookins acaba de lançar um livro contando todo esse processo de construção/transformação: "Rise. How a House Built a Family" (algo como "Erguer-se. Como uma casa construiu uma família").


Agora eu pergunto. O que você achou que não era capaz de fazer hoje? 😉

18 comentários

  1. Eu fiquei totalmente impressionada com o trabalho dela! Vi a notícia em um site, e mostrei pra todo mundo na minha família. Achei admirável como uma coisa tão complexa quanto uma casa pode ser construída apenas seguindo tutoriais na internet ^^

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. سنگ مرمریت نی ریز
      سنگ یکی از پرکاربردترین و رایج ترین مصالح ساختمانی است که از گذشته تا امروز مورد استفاده قرار گرفته است. سنگ ها دارای قابلیت های منحصر بفردی هستند که قابل مقایسه با سایر مصالح ساختمانی نمی باشند.

      Excluir
  2. Meu Deus que história incrível.

    ResponderExcluir
  3. Até me arrepiei com essa história! Que família forte, que surreal, né?! Podemos tudo!

    ResponderExcluir
  4. Presently while both sides concur that misusing hardship is just the same old thing new, and is positively not constrained to the claim credit industry, the industry havs what's coming to its of restriction. payday loans san-diego

    ResponderExcluir
  5. Que mulher incrível! Achei muito emocionante a história dessa mulher e sua família.

    ResponderExcluir
  6. Hey, thanks! I found it by accident, and since I had to post a submission in order to test
    mrdadyar

    ResponderExcluir
  7. cool, please guidance so that I can create a blog like yours

    ResponderExcluir
  8. قیمت میلگرد یزد احرامیان
    میلگرد، به فولادی که در بتن برای جبران مقاومت کششی پایین آن مورد استفاده گفته می شود .نام دیگر میلگرد آرماتور می باشد.از آنجایی که فولاد به کار رفته در سازه های بتن آرمه به شکل سیم یا آرماتور می‌باشد، با آن فولاد میلگرد گفته می شود.

    ResponderExcluir