Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

Marcha das Vadias

Em janeiro de 2011, houve um surto de estupros na Universidade de Toronto e um policial declarou que as mulheres não deviam se vestir como vadias, pra não serem vítimas.

Usando como marco essa declaração e protestando contra todo o contexto bizarro que ela descreve, nasceu a Marcha das Vadias lá mesmo, no Canadá, e ganhou o mundo, inclusive algumas cidades do Brasil, país onde uma média de 15.000 estupros são registrados por ano.

O objetivo é protestar contra a ideia patriarcal de que mulheres que sofrem violência são culpadas por isso. Protestar contra a ideia de que ser do gênero feminino te coloca como vilã em um contexto onde você é a vítima. Uma ideia que, de tão abominável, dá embrulho de falar, mas é muito presente no dia-a-dia e defendida até por mulheres, que falam de boca cheia "com uma saia desse tamanho, pediu pra ser estuprada".

O foco aqui, claro, é violência sexual, mas abre espaço pra diversas reflexões sobre a forma como a mulher ainda é tratada na sociedade onde a gente vive. Onde seus direitos, das escolhas sexuais ao salário, são menores só por você ser do sexo feminino.

Esse ano, dia 26 de maio, esse sábado, várias cidades brasileiras vão participar da Marcha das Vadias, se juntando a uma causa mundial e mais do que nobre e necessária. O post é pra convidar a todas vocês, moças, a fazer parte disso. O calendário com locais e horários tá aqui.

A Marcha de Recife vai ser às 14h no Derby e eu vou. Com a roupa que eu quiser, fazendo uso de um direito básico de cidadã que, hoje, não é respeitado. Vamos todas, convidem as amigas, mães, irmãs também. Aliás, convidem os maridos, namorados, irmãos, pais. O protesto não é importante "só" pras mulheres, mas pra todo mundo que conhece seus direitos e respeita os do outro.

Fotos daqui, daqui e daqui.

14 comentários

  1. Tão ruim - ou pior - quanto culpar mulheres pelo abuso por se vestirem de forma "sensual", é culpar crianças. Pois foi isso que hoje eu li em um texto enviado por uma leitora (sim, uma mulher) para o Jornal do Comércio (RS). Ela diz que o abuso é "absolutamente errado", mas é "comum meninas ficarem em casas de outras meninas, suas amigas. Mas tendo 12, 13 ou 14 anos, muitas, no verão, vagueiam pela moradia usando, quase toda manhã, camisolas transparentes. Isso está errado em casas com rapazes e até mesmo homens adultos.". É tão triste uma mulher pensar assim. Ela culpa o agressor, mas não deixa de colocar que a vítima contribuiu um pouco com isso também.
    Aqui o link (é o último texto):
    http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=94041

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assustador, Renata. não parece real, sabe? não parece que uma pessoa pensa isso e expõe como se fosse normal.

      Excluir
    2. Concordo com o cartaz onde fala que a causa principal do estupro: É O ESTUPRADOR!
      Não a vítima! Se roupa fosse desculpa, nos países onde as mulheres andam cobertas da cabeça aos pés não haveria estupro não acham?
      Adoro seu blog!!!
      Beijus
      Andressa Isaias

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Seu blog é um dos melhores (e um dos poucos que nunca deixo de visitar) e depois desse texto gostei mais ainda. Defendo os nossos direitos e acho muito importante que hajam manifestações como a Marcha das Vadias para que as pessoas possam ter consciência do quanto às mulheres ainda sofrem e são prejudicadas nos mais diversos âmbitos. Parabéns pelo blog, Dani. Gosto muito daqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parabéns, amo muito meus direitos e na blogosfera é tão fácil achar atrocidades machistas que a gente quaaase desiste, mas graças a pessoas como você eu não perco a fé e sigo lendo, acreditando que um dia o mundo será melhor...

    Obrigada! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Esse movimento é meu xodó. Não sei se tem páginas próprias no facebook como aqui em Brasília, mas vale muito a pena visitar a página e ver os cartazes que foram criados para o nosso movimento.
    https://www.facebook.com/marchadasvadiasdf

    Eu sempre defendi esse ideal da liberdade, não como uma coisa utópica e extremista, mas como uma realidade concreta que há tempos já deveria ter se firmado. Não dá mais para viver em um mundo onde a vítima de um crime sexual é retratada como provocadora e instigante. O que me assusta ainda mais é ver algumas mulheres levantando essa bandeira machista. Ouvir de uma mulher que "fulana com aquela roupa tá pedindo para ser estuprada" é a coisa mais dolorosa do mundo, pois eu não consigo entender como uma pessoa pode pensar que alguém queira ser estuprado. É repugnante.
    Muito lindo o seu post, que ele incentive mais mulheres a buscar seu espaço e sua liberdade, sem que seja taxada como vadia ou apedrejada por condutas que lhe fazem bem. Já passou da hora de cada um respeitar o modo de vida do outro. Cada um no seu quadrado e vamos em frente!

    Como diz o trecho da nossa Carta Manifesto: "Se, na nossa sociedade machista, algumas são consideradas vadias, TODAS NÓS SOMOS VADIAS. E somos todas santas, e somos todas fortes, e somos todas livres! O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos mais básicos de toda mulher, e é pela garantia desse direito fundamental que marchamos hoje e marcharemos até que todas sejamos livres".

    Desculpa pelo comentário giga, mas é que esse ideal mexe comigo!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gentem... que orgulho vem uma divulgação convocando para a Marcha das Vadias no seu blog... com isso o meu amor por esse espaço só aumenta <3
    Esse é um manifesto muito significativo, muito importante para a conquista dos nossos direitos :D
    Lindeza!!

    ResponderExcluir
  7. Faço coro com as bonitas e sim, vadias, acima! Sempre te achei o Ricota um refresco do mais do mesmo da blogolândia e agora vc me ganhou de vez. Bora vadiar meu povo!

    ResponderExcluir
  8. ops, "sempre te achei o Ricota"... péssimo da minha parte não revisar antes de publicar. mas meu ato falho tb mostra o qto a pessoa se torna o que publica, rs

    ResponderExcluir
  9. Abominável e repugnante é alguém dizer que a culpa de um estupro é da mulher, considero o estupro o pior dos crimes do código penal pelo tipo de violência, de coisificação a que a mulher é reduzida. Não procede de jeito nenhum dizer que a culpa é da mulher, pois até uma prostituta pode ser vítima de estupro.
    Mas calma la!!!
    Coisificar a mulher é também dizer que ela pode usar qualquer tipo de roupa e vestimenta...ok? As mulheres de hoje, também, não se dão muito ao respeito! É verdade! Não que isso seja motivo de um crime abominável. Mas esse tipo de manifestação das vadias, bastante sensacionalista e estridente, não analisa esse outro lado da questão, quer mais é fazer barulho.
    Mulheres se vestem, hoje, de forma totalmente indecente e isso TAMBÉM é coisificá-las!! Começaram uma falsa idéia de liberdade sexual, onde a mulher está livre pra usar o que quiser. Nada mais falso! Qdo vemos uma mulher usando uma roupa justa, curtissima e colante, o olhar masculino que primeiro lhe percorre é o sexual...inevitavelmente...Não dá tempo de observar a inteligencia, os modos, a cultura. O que faz a mulher feminina e livre NUNCA vai ser ela se vestir com coisas que exponham muito o corpo, assim vc deixa a carne como evidência e nada mais! Isso é menosprezar e coisificar o feminino.
    ****Dia desses vi um convite para uma festa de 15 anos na casa da minha prima, no convite tinha a foto da aniversariante num vestido drapeado, onde so dava mesmo pra cobrir as partes íntimas, curtíssimo e justíssimo! Tipo roupa de mulher fruta. Ela só tem 15 anos!!!!! Isso é consequencia dos dias de hoje, onde se vestir assim é liberdade...É mesmo liberdade?? Pra mim é estímulo à pedofilia.

    ResponderExcluir
  10. Gente, o bom senso vai bem em qualquer situação, época e lugar. Muitas mulheres se vestem sim, de maneira sensual. Penso que isso não é o motivo principal de um estupro, porém é sim a ponta do iceberg!

    ResponderExcluir
  11. Dani, comecei a acompanhar seu blog a pouco tempo, e preciso dizer que você ganha meu respeito e admiração a cada postagem...Parabéns

    Vamos tod@s a marcha das vadias!!!

    Lugar de mulher é na Luta!!!

    Evelyn Neves

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post. Ficou bem bacana.
    Neusa Medrado

    ResponderExcluir