Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

5 sintomas da depressão pós viagem


Viajar é tão bom, tão bom, que, quando você volta, fica difícil não achar tudo uma porcaria. Desceu do ônibus/avião/carro/trem/tapete voador, vem logo aquela sensação de "putz, caí na rotina de novo e nem deu tempo de aproveitar tudo da viagem". É nesse momento que bate a depressão pós viagem, quando você foca em tudo de bom que sua estadia fora teve e tudo de ruim que sua vida normal tem.

Acho que tô meio nessa, sabe? Voltei domingo e ainda não me conformei. Vamo ver quem mais sente a mesma coisa. :D

1. Entra na sua cidade achando tudo um horror
Toda cidade tem defeitos e alguns são bem graves, saltam à vista. Mas convenhamos, quando você vive num lugar, tem algum afeto e aquela sensação de estar em casa quando anda por lá. Já quando você volta de um lugar novo, de uma viagem incrível, a vontade que dá é praguejar o trânsito, a violência em dia de futebol e até os buracos da sua rua vêm à mente antes do jantar feito pela mamãe.

2. Você não desfaz as malas
Essa é típica. Nenhum gesto pós viagem é tão traumático quanto abrir o zíper e começar a tirar um sem fim de roupa suja de dentro da mala. Aquelas roupinhas que estavam vestindo seu corpo pra visitar, ver e fazer coisas novas, agora, são só um amontoado de coisa pra dar trabalho a você e à máquina de lavar. É duro.

3. Você já começa a programar a próxima viagem
Levanta a mão que já chega de uma viagem olhando promoções de passagens pra próxima. Normal, né? Num nível hard de deprê pós viagem, você vai não só pesquisar passagens, mas passagens pra voltar pro mesmo lugar. Normal também.

4. Você só fala disso
A mais clássica das clássicas. Como você só pensa no quão maravilhosa foi a viagem, só consegue falar dela, desde as coisas realmente interessantes até os detalhes mais bestas. Nessas horas, a gente dá um viva à amizade e à paciência por ainda ter quem escute a gente dizendo como tava a temperatura no lugar e o que tinha de bom pra comer.

5. Decide que vai trabalhar pra viajar
Quando a viagem é boa, você volta e olha pra tudo que tem nas lojas com cara de "muito caro, prefiro viajar". Roupas, sapatos, remédios, comida, NADA faz você abrir a carteira porque bom mesmo é viajar e é pra isso que você vai usar tudo o que tem.

Devo dizer que eu passo por todas essas etapas e, talvez, mais algumas. Mas a boa notícia é que sempre passa. Não a vontade de viajar, claro (e ainda bem), mas esse desespero todo. Logo, a gente vê como um tempo fora fez bem à cabeça e até começa a ver o dia a dia com mais simpatia, coragem e criatividade. Aí, quando essas reservas tão acabando, chega a hora de fazer as malas de novo. ;)

9 comentários

  1. Viajo raramente, mas também fico com essa sensação quando volto. Talvez a mais viável solução seja mesmo trabalhar viajando o mundo. Que maravilha, hein? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Cadê as dicas da viagem mulher? :D

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL!!! Descreveu direitinho!! Eu só não deixo a arrumação da mala pra depois, pq eu quero pegar logo minhas comprinhas! ahahahhahahaha

    O resto é igual!! hahahahahahahhahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. AMEI SEU BLOG!! Nao conhecia!! Amei mais ainda esse post pois estou nessa situação nesse momento hahaha

    ResponderExcluir
  5. Igual. Tudo igual. Já liguei o computador para escolher o próximo destino. Quando lembro das minhas férias fico nostálgica.

    ResponderExcluir
  6. Igual. Tudo igual. Já liguei o computador para escolher o próximo destino. Quando lembro das minhas férias fico nostálgica.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, estou sofrendo essa deprê, que bom que é normal.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir