Embora ninguém duvide que nós, de modo geral, somos mulheres bem mais independentes que nossas avós, um forte resquício dessa insegurança continua bem forte: a gente pede desculpas demais. Falo, inclusive com certo constrangimento, que eu engrosso essa estatística. Sou daquelas que levam um esbarrão e pedem desculpa, pra vocês terem uma ideia.
Acho que é por isso que gostei tanto de ver esse vídeo. É uma propaganda da Pantene e se chama "Sorry, not sorry".
Tem legendas em português, é só ativar.
Primeiro, achei ótimo que a Pantene tenha sacado um pouco mais sobre o comportamento em transformação das mulheres (tipo a Dove), em busca de mais auto-confiança e direitos iguais não só no papel (obrigada, feminismo). Afinal, tem marcas que fazem questão de falar com a mulher do século XVIII ou insistem pra que a gente continue lá. Depois, foi identificação atrás de identificação. Eu pediria desculpa em todas essas situações aí, e imagino que muitas de vocês também.
Obviamente, é uma propaganda e o objetivo final é fazer com que a gente compre o shampoo, mas é bom saber que fizeram isso nos lembrando que não somos culpadas por tudo. Que não precisamos pedir desculpa o tempo todo, não precisamos agradar todo mundo, não estamos sempre atrapalhando alguém. É sempre bom lembrar, porque muitas vezes, a gente - ou o mundo - esquece.
A lição do dia é essa, vamos pedir desculpa só quando houver motivo. É difícil mas a gente consegue. ;)
"Levo um esbarrão e peço desculpas" Sou dessas! Hahahahaha pior, peço desculpas até pra atendente de Telemarketing. :'(
ResponderExcluirAdorei o post, Dany, são aquelas coisas que a gente até sabe, mas precisa sempre reler pra relembrar que não atrapalham os ninguém, temos um espaço conquistado com muito esforço , não precisamos pedir desculpas a toa. :*
Interessante texto , moro na Suecia e aqui se prega a igualdade entre o homem e a mulher em tudo. Casar e separar ou viver juntos , ter vida sexual cedo , ser mae sozinha isso nao e tabu.Acho maravilhoso essa sociedade menos machista e que a beleza externa nao e importante mas quem vc e como individuo, mas preciso dizer que parte de nos mulheres as criticas, exigencias e discriminacoes contra outras mulheres . Algunas mulheres puxa pra tras a evolucao e sao as primeiras a critica uma mulher que se destaca, inveja ? Ou medo de nao ter capacidade de tb ser forte ? Eu so posso dizer e que tenho sorte de poder responder a um homem na mesma altura e exigir respeito, mas muito esta imposto religiosamente , quase todas as grandes religioes a mulher que carrega a impureza e que peca ou seja os homens que dominam essas religioes e escreveram as regras impoe a mulher um posicao abaixo deles de uma forma ou de outra. E acho que paises onde nao tem religiao como fundamento pra uma familia , nesses paises a mulher e livre e mais respeitada.
ResponderExcluirNossa, eu não pediria desculpa em nenhuma dessas situações. E agora tô até achando que peço pouca desculpa e nunca tinha reparado...hehe
ResponderExcluirAs suas postagens estão cada vez melhores. =D
ResponderExcluirMe identifiquei totalmente, sou (era) do tipo que esbarra no fogão e pede desculpa. Obrigada por trazer essa reflexão pras nossas vidas!
ResponderExcluirEssa postagem me fez lembrar outro vídeo muito interessante. Também uma propaganda, mas tratando do termo "like a girl" (como uma garota), que muitas pessoas usam de forma pejorativa.
ResponderExcluiraté me emocionei vendo -> http://www.dailymotion.com/video/x20jw2c_como-uma-garota_lifestyle
vale a pena conferir, e é bom que essas quebras sejam feitas cada vez mais, fazemos muita coisa sem nem perceber.