Decoração

Decoração
Decoração

Vídeos

Vídeos
Vídeos

Receitas

Receitas
Receitas

{cozinha para preguiçosas} Feijão

Desde sempre, na minha cabeça, a comido básica mais difícil de fazer era o feijão. Eu via minha mãe deixar de molho um dia antes, depois abrir aquela coisa assustadora que apita - vulgo panela de pressão, colocar um monte de tempero. Afe, nunca imaginei que um dia ia concluir que feijão é uma das coisas mais fáceis de fazer pra almoçar (entre as comidas decentes, claro, miojo não conta), é mais fácil até que o macarrão de panela de pressão.

O negócio é que quando você se sente um tiquinho mais íntima da panela, dos temperos (nem que seja dos tabletinhos prontos) e da cozinha em si, a receita perde 80% da dificuldade.

Bom, resolvi que vou me alimentar decentemente mesmo quando estiver sozinha em casa, mesmo quando o sorvete gritar "troca o seu almoço por mim", porque meu corpo não tá agüentando mais essa rotina. Perguntei à minha mãe o jeito mais fácil e rápido de fazer um feijão (quer coisa com mais sustância que feijão? hihi), peguei umas dicas na internê e a junção disso é essa receita:

Ingredientes:

# Um terço do pacote de feijão carioca (330g);
# Uma cebola;
# Três dentes de alho;
# Um quadradinho de tempero de legumes;
# Duas colheres de sopa rasas de sal;
# Coloquei uma colherzinha de chá de açúcar porque vi em algum site que era vibe pra destacar o sabor;
# Água conta?


Modo de Preparo:

Pegue o feijão, coloque numa vasilha e lave. Você bota a vasilha em baixo da torneira e quando a água tiver uns dois dedos acima do feijão, enfie a mão e comece a remexer os grãos, como se fosse pra "sujeira" desgrudar. Troque a água umas duas vezes e repita o processo. Não precisa demorar, tudo isso deve levar uns três minutos. Aí é só colocar o feijão num escorredor e ir cortar cebola.

Coisa importante sobre a cebola: nunca corte cebolas em temperatura ambiente, quanto mais gelada ela estiver, menor a chance de provocar choro.

Depois da cebola picadinha, pique ou esprema os dentes de alho. Eu preferi espremer. Aí você pega sua panela de pressão, coloca no fogo, põe um pouquinho de óleo e joga a cebola e o alho lá dentro. Mexe pra não queimar, e quando a cebola estiver transparentosa, coloca o tempero de legumes.

Depois de um ou dois minutos, é hora de jogar o feijão na panela. Depois dele, coloque o dobro da quantidade de água suficiente pra cobrir o feijão (como minha panela é pequena, coloque dois terços dela de água). Ah, coloque o sal também.

Feche a panela e, assim que ela pegar pressão, conte quarenta minutos e desligue. Quando a pressão sair, se o caldo parecer ralo, coloque a panela no fogo de novo, mas sem tampar, só pra encorpar um pouco.

Essa receita dá pra umas cinco pessoas (ou pra você botar na geladeira e comer por cinco dias). =)

Esse é o jeito mais básico de fazer. Depois você pode começar a testar, colocar coentro, louro e por aí vai. Dá tempo de fazer pro almoço de hoje ainda, né? Façam aí, meninas, joguem ferro nessas veias pra aproveitar o fim de semana sem fraqueza. o/

16 comentários

  1. hehehehe

    amei

    hj comerei feijão num restaurante que, com certeza, não deve ser light que nem o teu....hehehehe

    um maravilhoso final de semana

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmm adoro cozinhar !!!! Deu água na boca !!! http://koisasdekali.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Outro prato fácil e nutritivo é a saladex!
    Fácil e delicioiosa pois vc só coloca os ingredientes que gosta.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Tenho verdadeiro pavor de panela de pressão!

    ResponderExcluir
  5. Adoorei a receita!
    Amo feijãão!!
    Beijos, Mari.

    dicasparatodas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Menina, morro de medo da panela de pressão.
    Como feijão pronto da Camil mesmo. Mais fácil.

    Bjs
    =]

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita!

    Uma dicazinha: pra a cebola não fazer os olhos arderem é só molhar a faca e respingar água na cebola enquanto corta!

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Linda, substitua o tablete por uns temperos de verdade batido no liquidificador:tomate, cebola, alho, pimentão, um pouquinho de hortelã e de coentro. Bate com água. Se quiser um pedacinho de linguiça e/ou carne magra tb dá um gostinho. Tabletes possuem muito sal, se não puder substituir coloque só meio.
    Existem controvérsias quanto deixar o feijão de molho com relação a perda de nutrientes como o potássio. Eu lavo, mas não deixo de molho, pois como uso a pressão não vejo necessidade.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Oooia, sabe fazer feijão, já da pra casar!
    iusauasuisahihsihisuhisa


    ;****

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho trauma de feijão "carioquinha". Minha avó me obrigada horrores a comer quando criança e agora não como nem debaixo de camada de pau. Adoro todos os outro tipos, mas o marronzinho tenho ânsia só de ver em foto.

    Compartilho das sugestões de outros comentaristas... porque você não substitui esses caldos em tablete, que só tem sódio e fazem mal? e outros temperos também ficam legais, como coentro (delícia do nordeste), cenoura e batata em cubinhos (pra quem não come carne, a substitui bem dentro do feijão), cebolinha, vinagre... fica bem mais gostoso! (pelo menos no preto, que eu sempre faço!)

    boa sorte na sua cozinha light e preguiçosa :)

    ResponderExcluir
  11. Te falar que nunca tinha me ocorrido já cozinhar o feijão refogado...

    Aqui em casa cozinha-se o feijão sem nada além de uma beterraba na panela de pressão(a beterraba dá mais cor e deixa o feijão mais nutritivo, e depois de cozida entra na salada).

    Só depois é que refogamos, só com alho e sal mesmo (e eu gosto de por louro e cebolinha, mas em casa quase ninguém gosta.)

    Mas gostei da dica. Super vale pros dias de pressa.

    ResponderExcluir
  12. haha, feijão também é considerado por mim uma das receitas mais difíceis. Acho tb que é a panela de pressão que me assusta um pouco (um pouco?)
    Legal perceber as diferenças..
    pra começar, aqui no Rio, comemos mais feijão preto. O carioca ou outros tipos de feijão, uma vez e outra e olhe lá, mas feijão preto? todo dia!
    Mamãe (porque eu ainda não tenho coragem hehe) primeiro bora o feijão na panela de pressão. Depois de cozinhado, ela refoga a cebola/alho à parte e depois joga no feijão, saca?
    Diliça!

    Bem, seu post tem me dado coragem pra fazer meu feijãozim, vamo' vê, né? hehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Essa receita veio em ótima hora. Semana que vem minha mãe viaja e eu, que ñ tenho intimidade alguma com a cozinha, vou ter que me virar !!!
    Vlw

    ResponderExcluir
  14. Menina, ficou com uma cara ótima...de delicioso...
    Vou tentar fazer, mesmo não tendo muita proximidade com as panelas!!kkkkkkkkk
    Beijinhos
    http://www.papodemeninas.com/

    ResponderExcluir
  15. Ai, não tem nada melhor do que um feijão fresquinho! Adoro!

    Camila F.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua receita, mas pra comer por 5 dias, acho q o melhor é cozinhar sem tempero algum... daí vc separa em 5 potinhos (ou 4, ja que uma parte é a de hoje) e poe todos no congelador, daí vc vai tirando e temperando um por um... vai por mim, é como se tivesse acabado de cozinhar!!!

    ResponderExcluir